top of page

O que a celebração do ano novo diz sobre nós?



As imagens acima são estátuas do deus mitológico romano Janus. Na mitologia da Roma Antiga, Janus era o deus que simbolizava começos, recomeços e transições. O nome do primeiro mês do ano (Janeiro) é resultado de sua influência da cultura romana. Na maioria das representações que ainda temos dele, nós encontramos uma figura humana com duas faces: uma mais velha, com barba, que olha para o passado e uma mais nova que olha para o futuro. Tradicionalmente, os Romanos honravam no ano novo o deus Janus, preparando oferendas e fazendo promessas na expectativa de terem boa sorte ou proteção no ano que se iniciava. Diversas outras culturas milenares têm tradições semelhantes no ano novo, por exemplo, os Babilônios e Egípcios antigos.


Essas tradições são muito semelhantes a rituais que ainda praticamos hoje em dia. Não é difícil de encontrar diversas pessoas que costumam fazer simpatias ou rituais para trazer boa sorte (pular onda, por exemplo) ou fazer promessas e resoluções de ano novo.


O fato é que essa representação do deus Janus que contei acima é muito interessante, pois também representa como funciona a mente de todos nós. Temos sempre uma face de olho no passado e, outra, de olho no futuro, mesmo não tendo consciência disso ou pensando ativamente sobre isso. Esse dualidade causa uma tensão que é fundamental para vivermos nossas vidas. Não é possível ter futuro sem ter um passado.


O período de Ano Novo, marca a passagem do tempo e representa a abertura para um futuro de novas possiblidades. Nesse período, nossa face que olha para o futuro está especialmente em destaque. E pelas suas próprias características, naturalmente convoca que sejamos otimistas. Abrindo, assim, espaço para que rituais de boa sorte e promessas de um futuro melhor preencham esse momento com facilidade. E esses rituais e promessas, de fato, nos ajudam a lidar melhor com essa dualidade e nos movimenta em direção ao futuro.


Especialmente esse ano, depois de todos os acontecimentos de 2020, meu desejo é que vocês permitam que esse dia de ano novo realmente traga otimismo e sorte e promessas para o próximo ano.


Atenciosamente,

Dr. Luciano Sanchez

30 visualizações

Comentários


bottom of page